sexta-feira, junho 27

O subjectivismo do olhar

O olho humano é dotado de características bem definidas e objectivas. O modo como conseguimos ver o que nos rodeia está fisiologicamente bem estudado. Mas o que vemos é tão subjectivo. E em momentos diferentes a mesma realidade é diferente ao nosso olhar.
Cada vez que passava junto à Quinta da Serra, no Prior Velho, impressionava-me o conjunto de barracas. Questionava-me acerca do modo como viviam aquelas pessoas. Depois de visitar o bairro e conhecer melhor as pessoas e a sua realidade já não consigo chamar barracas às suas casas.
O olhar humano é tão subjectivo!

quarta-feira, junho 18

e se fosse comigo?...




Hoje assisti pela primeira vez, a uma demolição de uma casa de um bairro degradado.

Vi os senhores da Câmara a retirarem a cama, os electrodomésticos, os colchões, (etc) de dentro de uma casa e depois uma máquina entra pelas suas paredes a dentro.
Cá fora, ficam empilhados os poucos bens...misturada no meio das ruínas da casa fica o resto de dignidade humana daquelas pessoas.

À volta outros moradores olham impotentes... "coitado dele... agora onde vai ficar?"
Os olhos tristes de quem nada pode fazer e para quem já se tornou rotina este tipo de acontecimentos.

Pensei um pouco... e se fosse comigo?...



Como é importante ver mais além, ver para lá das aparências, daquilo que apenas os nossos olhos acomodados vêem! Afinal, quem diz que não pode acontecer comigo?


terça-feira, junho 17

Bem vindo a casa...

«Eu, porém, digo-vos: Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem. Fazendo assim, tornar-vos-eis filhos do vosso Pai que está no Céu, pois Ele faz com que o Sol se levante sobre os bons e os maus e faz cair a chuva sobre os justos e os pecadores. Porque, se amais os que vos amam, que recompensa haveis de ter? Não fazem já isso os cobradores de impostos? E, se saudais somente os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não o fazem também os pagãos?»

Mt 5, 43-48

segunda-feira, junho 16

Elo

Há alturas em que nos sentimos irremediavelmente unidos a outras pessoas como os elos de uma só corrente como que impelidos a agir juntos no mesmo sentido ou à procura de um sentido, de uma saída.
Um problema que não é meu mas que também é meu porque sou responsável pelo que acontece com o meu irmão...
Hoje sentimo-me assim... um elo de uma corrente animada pelo mesmo Espírito...

quarta-feira, junho 4

Perseguição de cristãos

Quatro argelinos convertidos ao cristianismo foram ontem condenados com penas de prisão suspensas e outros dois foram absolvidos pelo tribunal correccional de Tiaret, que os julgou por prática ilegal de um culto não muçulmano, indicou o seu advogado à AFP.
(...)
De acordo com a lei de culto na Argélia, de Fevereiro de 2006, os lugares de culto devem ser autorizados pelo Ministério dos Assuntos Religiosos do país.

in www.dn.pt
Crise "empurrou" 100 milhões de pessoas para situações de fome


Produção alimentar tem de crescer 50 % até 2030 - FAO

You are my God

terça-feira, junho 3

"Quando vocês discutirem, não deixem que os vossos corações se afastem, não digam palavras que os distanciem mais, pois chegará um dia em que a distância será tanta que não mais encontrarão o caminho de volta".

Mahatma Gandhi

enviado pelo Cruxe