sexta-feira, junho 27

O subjectivismo do olhar

O olho humano é dotado de características bem definidas e objectivas. O modo como conseguimos ver o que nos rodeia está fisiologicamente bem estudado. Mas o que vemos é tão subjectivo. E em momentos diferentes a mesma realidade é diferente ao nosso olhar.
Cada vez que passava junto à Quinta da Serra, no Prior Velho, impressionava-me o conjunto de barracas. Questionava-me acerca do modo como viviam aquelas pessoas. Depois de visitar o bairro e conhecer melhor as pessoas e a sua realidade já não consigo chamar barracas às suas casas.
O olhar humano é tão subjectivo!

2 comentários:

Maria João disse...

Também vou a um bairro que começou por ser, ao meu olhar, um bairro de lata. Um bairro posto de parte pela maioria da sociedade.

Agora, já não vou lá apenas para visitar os doentes, brincar com as crinças, levar Cristo a quem tem sede de Paz e Amor, ouvir os desabafos de quem está cansado de lutar...

Agora vou lá fazer tudo isto, mas já não olho para aquele lugar como o bairro de lata. Mas, como o bairro onde vivem tantas pessoas como tu e eu, que são minhas amigas e que só precisam de ser tratadas como nós gostamos: como ser humanos que são.

Deixemos de olhar para os bairros como se não vivessem lá pessoas como eu e tu...


beijos em Cristo e Maria
maria João (do Fórum hospital do futuro)
O meu cantinho é este: http://deusemtudoesempre.blogspot.com

Claudia disse...

Olá, Maria João!
Obrigada pelo comentário e pela partilha! Vou espreitar o seu blog!
claudia