terça-feira, julho 29

Obras

Estou rodeada de obras!
Ao lado de casa, ou melhor, ao lado do quarto onde tento dormir há dois anos que máquinas e trabalhadores lutam com fúria por erguer um prédio. Às vezes, parece que o objectivo é deitar os dois prédios abaixo tal o barulho!
Até chegar ao local de trabalho, tenho que enfrentar obras no percurso.
E no local de trabalho, há obras por todo o lado. O edifício está a ser reestruturado.
No parlamento, onde passo também grande parte do tempo, a Sala das Sessões e os Passos Perdidos estão irreconhecíveis. Tudo está em obras.
Não sei se dá para perceber... Mas nunca senti tanta falta de silêncio!

sexta-feira, julho 25

Festival Jota

Festival abre as portas às 16 horas de sexta-feira

A organização está a ultimar os preparativos para abrir as portas à segunda edição do festival JOTA. No momento (12.30 h dia 23) estão inscritos cerca de 500 jovens, vindos de todo o país, da vizinha Espanha e da Alemanha à Serra mais alta de Portugal, a Serra da Estrela. Apesar do Secretariado estar aberto pelas 11 horas, o festival, propriamente dito, abre com a Cristoteca e o Filme Tali Takum e a abertura oficial será feita com os Tok'avakalhar no Palco Principal.
Para os momentos mais altos do festival, os concertos, espera-se um aumento de qualidade relativamente à primeira edição. Vale a pena conferir, sexta e sábado, pelas 20.30 horas. Serão mais de 4 horas por dia com o melhor da música cristã portuguesa e ainda espanhola e brasileira. Os interessados podem adquirir o seu bilhete no secretariado ou nas bilheteiras do festival.

Na simplicidade de uma organização baseada no voluntariado e gratuidade, espera-se promover o essencial de um evento onde se sinta a presença de Deus de uma forma constante, os ingredientes necessários a não esquecer estas datas.

A Organização está pronta para acolher como Jesus acolheria, com muito amor e humildade. Sejam bem-vindos!

in Festival Jota

quinta-feira, julho 17

Colégio judaico acolhe peregrinos da JMJ

O colégio judaico «Shalom» de Sidney, na Austrália, abriu as suas portas aos jovens participantes na XXIII Jornada Mundial da Juventude. No colégio foram hospedados 95 peregrinos provenientes de Timor-Leste, EUA e Filipinas.

A responsável pelo diálogo inter-religioso da comunidade judaica, Josie Lacey, disse que a comunidade ficou feliz por oferecer este local a fim de acolher os jovens. "Somos um comunidade muito aberta e temos um óptimo relacionamento com a Igreja Católica", ressaltou.

Segundo Josie Lacey, a JMJ “é uma boa ocasião para aprofundar a amizade e o conhecimento” e defende que “é preciso aproveitar esta oportunidade para realizar um diálogo construtivo entre as religiões”.

Muçulmanos acolhem católicos em Sidney

A Federação Australiana dos Conselhos Islâmicos deu as “boas-vindas a Sua Santidade o Papa Bento XVI, assim como a todos os peregrinos na Austrália”, revelando estar a rezar pela a paz e a harmonia entre todas as pessoas de boa vontade durante a JMJ de Sidney.

Esta semana, o presidente Ikebal Patel enviou uma mensagem na qual manifesta os seus “sinceros cumprimentos à comunidade católica da Austrália em nome dos muçulmanos do país”.

“Aproveito esta oportunidade, em nome dos muçulmanos da Austrália, para também estender nossos bons desejos a todos os australianos de todas as crenças nesta auspiciosa ocasião da JMJ e orar pela paz, harmonia e boa vontade entre todos os australianos e pessoas do mundo”, refere.

Ikebal Patel também mencionou que está “particularmente orgulhoso” por a Igreja Católica ter aceite a oferta da Escola Islâmica Malek Fahd, em Sidney, para hospedar 350 peregrinos. Alguns alunos das escolas muçulmanas ajudarão a servir os peregrinos, e a escola fará um evento inter-religioso durante a semana.

Amanhã, Bento XVI vai encontrar-se com 40 representantes de outras crenças, inclusive os líderes muçulmanos, judeus, budistas e hindus.

O Pe. Mark Podesta, porta-voz da JMJ, disse que o envolvimento das escolas islâmicas “é uma oportunidade de mostrar ao resto do mundo que as pessoas de diferentes culturas e diferentes crenças podem viver juntas em paz, boa vontade e harmonia”.

segunda-feira, julho 14

"Por vezes, um guerrilheiro vinha sentar-se junto de mim, cruel, abominável, e eu era capaz de sorrir-lhe.

(...)

Nunca, nunca, nunca perdi a fé. Deus esteve comigo do primeiro ao último dia da minha horrível experiência. E continua comigo. "

Ingrid Betancourt, Público, 14 Julho 2008
Um professor de filosofia entra na sala de aula, põe a cadeira em cima da mesa e escreve no quadro.
"Provem-me, por escrito, que esta cadeira não existe."
Apressadamente, os alunos começam a escrever longas dissertações sobre o assunto. No entanto, um dos alunos escreve apenas duas palavras numa folha de papel e entrega-a ao professor...
Este, quando a recebe, não contém um largo sorriso depois de ler: "Que cadeira?"

quinta-feira, julho 10

Autoridades australianas negam visto a cristãos iraquianos

A comunidade católica do Iraque manifestou a sua “grande tristeza” perante a decisão das autoridades australianas, que não irão conceder visto de entrada aos jovens iraquianos que desejavam participar na Jornada Mundial da Juventude 2008, que decorre em Sidney na próxima semana.

Para além de motivos de segurança, as autoridades da Austrália alegaram o receio de que seminaristas e sacerdotes iraquianos viessem a requerer asilo político uma vez chegados a este país.

“A falta de vistos de entrada aos jovens iraquianos para a Jornada Mundial da Juventude representa um motivo de grande tristeza”, refere à agência SIR o Bispo caldeu Jibrail Kassab, responsável pela área da Oceânia.

Apesar de tudo, a presença iraquiana far-se-á sentir através de cerca de 700 participantes, emigrantes que vivem na Austrália, EUA e Europa.

in agência ecclesia