Nahariyah, Israel
Numa estranha reviravolta no campo de batalha, uma vítima israelita da violência no Médio Oriente ajudou um árabe a recuperar a visão.
Na semana passada, um ataque mortal no norte de Israel vitimou dois irmãos israelitas. Ambos eram maridos com filhos. No imediato, era difícil para os presentes no local pensar em algo mais para além do terror. Mas o seu irmão sobrevivente pensou e perguntou aos cirurgiões se os olhos do irmão podiam ser doados para ajudar outros com necessidade de assistência médica.
Havia uma longa lista de pacientes, incluindo um árabe, Nikola Elias, cego de um olho e quase a perder a visão do outro. O cirurgião oftalmológico Uri Rehany recebeu luz verde. Motti Tamam disse-lhe para avançar e usar os olhos do irmão para ajudar um homem árabe, como se fosse um judeu.
Recuperar a visão e alguma esperança
A operação teve lugar no hospital de Nahariyah, no norte de Israel. Os médicos trabalharam no chão porque o edifício fora atingido por um rocket Katiusha. Na manhã seguinte Elias conseguia ver o seu novo olho.
"Ele consegue ler números," disse Rehany.
Quando soube que um homem judeu era o dador, Elias ficou confuso, disse o médico.
"Há uma guerra entre israelitas e árabes e ele recebe uma córnea de um judeu que foi morto por um missil árabe, " disse Rehany.
Agora, uma semana depois, o olho direito de Elias está a recuperar perfeitamente. E os dois encontram-se. "Sinto-me feliz porque algo do meu irmão está aqui," disse Tamam. "Agora o meu irmão pode ver." Eles deram as mãos, trocaram números de telefones e trocaram palavras de esperança. Elias recebeu uma dádiva preciosa numa zona de guerra.
Fonte : Abcnews
Sem comentários:
Enviar um comentário