quinta-feira, fevereiro 1

Evidências científicas

"Enquanto pode ainda duvidar se estará grávida, desenvolvem-se cérebro, olhos, fígado e ouvidos. Com seis semanas de idade e sete centímetros de comprimento, o embrião flutua em segurança no seu saco prateado. Às sete semanas são visíveis face, olhos, nariz, lábios e língua, bem como os primeiros sinais de dentes e ossos. Pela oitava semana, dedos e mãos estão bem definidos, as articulações dos dedos dos pés são claras e inicia-se o movimento dos músculos. Pela décima semana, todas as estruturas básicas do corpo estão nos seus lugares.
As primeiras evidências de que o sistema nervoso do pré-nato está a funcionar encontram-se na activação do músculo cardíaco (às 5 semanas) e na actividade cerebral mensurável (às 6 semanas).
Dois meses (8 semanas) após a concepção, o bebé reagirá a carícias feitas com um fino cabelo nas bochecas, afastando a cabeça, curvando tronco e pélvis, esticando braços e ombros de maneira a afastar o cabelo. Embora este movimento seja usualmente descrito como um reflexo, penso que é melhor compreendido como a primeira sensibilidade ao toque."


David Chamberlain, psicólogo, psicoterapeuta, investigador na área da Psicologia Pré-Natal e Perinatal, in A mente do seu recém-nascido, Editora Hugin, pág. 29

Sem comentários: