quarta-feira, janeiro 30

À medida que envelhecemos, realizamos que rezar não é encontrar palavras bonitas para as nossas necessidades ou fazer discursos ao Senhor mas sintonizarmo-nos com o Espírito de Jesus que nos liga permanentemente ao Pai dos Céus.


wwww.lugarsagrado.com

terça-feira, janeiro 29

Escuteiros

O Escutismo existe à mais de 100 anos


Existem mais de 28 Milhões de Escuteiros, jovens e adultos, rapazes e raparigas em 155 Paises e 26 Territórios.


em Portugal somos cerca de 80.000...

Existem 6 países sem Escutismo.

O Cazaquistão entrou para a organização mundial do movimento escutista no dia16 de Janeiro de 2008.

O Escutismo é um movimento de educação de crianças e jovens, através do contacto com a Natureza, do trabalho em equipas, do jogo e do Serviço. Procura ensinar todos os que por lá passam a "deixar o mundo um pouco melhor".

http://www.petitiononline.com/26031979/petition.html

petição on-line Media Markt ofende escutismo

quarta-feira, janeiro 23

"Para falar ao vento bastam palavras; para falar ao coração são necessárias obras."

Padre António Vieira
2008 - Ano Vieirino

terça-feira, janeiro 22

Elogios

Temos, muitas vezes, o estranho hábito de falar quando há algo a criticar e calar quando há algo a elogiar.

Dois exemplos:

Num grupo de crianças, elogiei cada um deles. O que cada um faz bem, o que é e a alegria que tinha em estar com cada um e conhecer cada um. Pareciam mais encolhidos do que quando digo o que fazem mal. Isso intrigou-me. Pensei: "Não estão habituados a ouvir coisas bonitas sobre si próprias!"

Na cantina do trabalho, uma funcionária deu-me um abraço. É sempre uma simpatia. Conhece todos pelo nome e o que cada um gosta. Tem sempre um sorriso e uma palavra amável para cada um. Eu simplesmente enviei um mail ao responsável pelo espaço agradecendo o empenho desta senhora. Parece que nunca ninguém se tinha lembrado de o fazer antes!
Fracassar não é cair; é recusar-se a levantar.

Provérbio Chinês

segunda-feira, janeiro 21

Inesperados

Quando os acontecimentos escapam ao teu domínio, e te arrastam para onde não quererias ir, o resultado é sempre surpreendente e enriquecedor. Forçado a desafios inesperados, vês brotar de ti forças e capacidades que desconhecias; cresces por dentro; descobres luzes novas e uma nova dimensão de todas as coisas; aprendes que não estás só. É como se alguém, com pena de ti, te conduzisse a um lugar maravilhoso onde nunca saberias chegar com os teus pequenos projectos.

Paulo Geraldo in Aldeia

sexta-feira, janeiro 18

AJUDA A“Nascer em Timor”

A Campanha de Natal da Renascença – Nascer em Timor - atingiu o valor de 86.926 Euros. Com o objectivo de angariar fundos para equipar a primeira Maternidade-Escola em Timor-Leste o apelo foi feito na Renascença entre os dias 6 de Dezembro e 6 de Janeiro.

A construção de uma Maternidade-Escola partiu de uma ideia do Patriarcado de Lisboa e que tem vindo a tornar-se realidade através da Fundação Mater-Timor. A primeira maternidade daquele território, que se situa em Díli, é já uma realidade. No entanto, para que comece a funcionar o mais cedo possível carece de equipamento. Com o total de donativos dos ouvintes da Renascença vai ser possível comprar um conjunto de equipamentos essenciais para o funcionamento da Maternidade.

Este equipamento vai ajudar a nascer muitas crianças, assistir as mães com partos difíceis, num país onde dar à luz em casa é uma prática comum, por falta de opção.

Mais de 15 mil quilómetros separam duas realidades muito distintas. Enquanto Portugal tem uma das taxas de mortalidade infantil mais baixas do mundo, Timor-Leste tem uma das taxas mais altas de mortalidade materna e infantil.

Graças à generosidade dos nossos ouvintes, Nascer em Timor vai ser, de facto, uma realidade muito diferente!

Obrigado a si que ajudou a equipar a primeira Maternidade-Escola em Timor.

terça-feira, janeiro 15

Hoje é dia de Santo Amaro

No próximo fim de semana há a "Grandiosa Festa em Honra de Santo Amaro e de Santo António", na Ortigosa!
Lembro-me de, em miúda, estes serem dias de grande festa com música, carros-de-choque, farturas, procissão e andores coloridos com notas a esvoaçar! Lembro-me de estrear roupa no Natal e guardá-la para vestir no dia da Festa de Santo Amaro. E lembro-me de na missa ouvir falar do Santo Amaro, discípulo de São Bento. Lembro-me de ver admirada que as pessoas ofereciam pernas e braços de cera ao santo.
Hoje apeteceu-me pôr aqui algumas informações sobre o Santo Amaro:
- O pai de Amaro era senador romano. Tendo ouvido falar de São Bento, resolveu levar o filho para o conhecer. Amaro foi o primeiro discípulo de São Bento.
- Torna-se monge e é enviado àFrança para fundar um convento onde havia plantações. Santo Amaro ensina os agricultores a plantar e a usar bem as sementes para. É por isso chamado padroeiro dos agricultores.
- Santo Amaro é também venerado por curar dores do tipo artrose, artrite, e também dor de cabeça.
- As virtudes apontadas a Santo Amaro são a obediência, a humildade e a mortificação.

Episódio: Conta-se que um dia Plácido, um seu colega, estava a afogar-se longe de todos. São Bento terá tido uma visão do perigo e mandou Amaro salvar o monge. Sem hesitar, Amaro correu por cima das águas sem se afogar e agarrou Plácido pelos cabelos salvando-o do afogamento.

sexta-feira, janeiro 11

"Não é suficiente dizer 'Eu amo Deus', mas não o meu vizinho. [Ao morrer na cruz] Deus tornou-se o faminto, o nu e o sem abrigo. A fome de Jesus é aquilo que temos de encontrar e aliviar. Cristo está nos nossos corações, Cristo é o pobre que encontramos, o sorriso que damos e que recebemos".

Madre Teresa de Calcutá, Oslo, Dezembro de 1979, Cerimónia de entrega do Prémio Nobel da Paz

quarta-feira, janeiro 9

"A felicidade é uma forma de viajar e não um destino a chegar”

terça-feira, janeiro 8

Quénia

(...)A Amnistia Internacional está preocupada com relatos sobre dezenas de pessoas que foram mor tas em diferentes partes do Quénia, muitas delas baleadas por agentes policiais durante protestos pela alegada fraude nas eleições gerais, que ocorreram três dias antes do previsto.
A situação surgiu na sequência de um comunicado oficial pelo Presidente Mwai Kibaki anunciando a sua escassa vitória em relação ao candidato da oposição Raila Odinga, a 30 de Dezembro. De acordo com recentes relatos de testemunhas oculares, a polícia disparou contra os civis que protestavam matando dezenas de pessoas e ferindo outras tantas. Alguns dos protestantes atiraram pedras, usaram facas, barricaram estradas e destruiram propriedades. Até à data, há relatos de mais de 300 pessoas mortas em resultado dos actos violentos na sequência da divulgação dos resultados da eleição presidencial, incluindo cerca de 30 civis - mulheres e crianças – que tentavam escapar aos jovens armados – e que morreram queimados depois de terem procurado refúgio dentro de uma igreja na cidade de Eldoret, no Rift Valley, propositadamente incendiada, no dia 1 de Janeiro. Pessoal médico do Hospital de Mulheres em Nairobi relatou também um aumento considerável de casos de violações de mulheres e crianças cometidos por gangs e individuos em consequência da violência resultante dos protestos pós eleitorais. Alguns dos recentes casos de violência estão relacionados com conflitos étnicos perpetrados por grupos anti-governamentais contra membros do grupo étnico Kikuyu do Presidente Kibaki, por suspeita de fraude eleitoral.Mais de 75 mil pessoas foram deslocadas internamente como resultado das violações ocorridas. Algumas dos quais foram evacuadas pelo governo do Quénia sob escolta militar ou mesmo transporte aéreo. Centenas destas pessoas foram transferidas para países vizinhos, particularmente o Uganda.
in Amnistia Internacional

quinta-feira, janeiro 3