terça-feira, janeiro 15

Hoje é dia de Santo Amaro

No próximo fim de semana há a "Grandiosa Festa em Honra de Santo Amaro e de Santo António", na Ortigosa!
Lembro-me de, em miúda, estes serem dias de grande festa com música, carros-de-choque, farturas, procissão e andores coloridos com notas a esvoaçar! Lembro-me de estrear roupa no Natal e guardá-la para vestir no dia da Festa de Santo Amaro. E lembro-me de na missa ouvir falar do Santo Amaro, discípulo de São Bento. Lembro-me de ver admirada que as pessoas ofereciam pernas e braços de cera ao santo.
Hoje apeteceu-me pôr aqui algumas informações sobre o Santo Amaro:
- O pai de Amaro era senador romano. Tendo ouvido falar de São Bento, resolveu levar o filho para o conhecer. Amaro foi o primeiro discípulo de São Bento.
- Torna-se monge e é enviado àFrança para fundar um convento onde havia plantações. Santo Amaro ensina os agricultores a plantar e a usar bem as sementes para. É por isso chamado padroeiro dos agricultores.
- Santo Amaro é também venerado por curar dores do tipo artrose, artrite, e também dor de cabeça.
- As virtudes apontadas a Santo Amaro são a obediência, a humildade e a mortificação.

Episódio: Conta-se que um dia Plácido, um seu colega, estava a afogar-se longe de todos. São Bento terá tido uma visão do perigo e mandou Amaro salvar o monge. Sem hesitar, Amaro correu por cima das águas sem se afogar e agarrou Plácido pelos cabelos salvando-o do afogamento.

Sem comentários: