quinta-feira, dezembro 25

Festejar o Natal é celebrar esta realidade estranha e quase absurda do nosso Deus se fazer um de nós e nos convidar a fazer o mesmo caminho. Absurda, porque o nosso desejo é precisamente o oposto, querermos ser como deuses. [ ... ]

José Eduardo Lima
esse jota.net

quinta-feira, dezembro 18

Ver alguém como Maria, a quem o egoísmo e a auto-suficiência não dominam, só pode ser para os homens e mulheres normais causa de alegria e fonte de esperança, até porque nos estimula a ser um pouco mais parecidos com ela.

José Manuel dos Santos Ferreira

texto completo "O Povo"

sábado, dezembro 13

Tempo para o essencial

passamos a vida à espera de ter tempo...
e o pior é que o tempo que esperamos, é tempo para o essencial...

sim,
tempo para repensar a vida ou para rezar;
tempo para responder às cartas ou para visitar um doente;
tempo para dialogar problemas ou para ouvir os outros;
tempo para descansar ou programar calmamente o futuro...

Passamos a vida à espera de ter tempo,
ou, então, a trabalhar afadigadamente para depois ter tempo.

Mas tanto nos viciamos nesta lufa-lufa
que das duas uma:
ou caímos de cansados
ou quando esse tempo vem
já não sabemos senão esgotá-lo na rotina que criámos.

o tempo não é inesgotável
e foi-nos dado para o essencial.
Importa começar por abrir nele,
no tempo que hoje nos é dado,
clareiras destinadas ao essencial
porque o resto é que pode esperar.

se colocamos esse essencial
no horizonte longínquo dos nossos ideais,
corremos o risco dramático de não o chegar a viver
e a nossa existência seria uma oportunidade perdida...

Carlos Pais

sexta-feira, dezembro 5

Voluntariado!

Cerca de um milhão e meio de portugueses dedica parte do seu tempo na prática do voluntariado. Este número “não me surpreende”, até porque há o voluntariado de proximidade “que não é possível quantificar visto que está no anonimato” – disse à Agência ECCLESIA Eugénio da Fonseca, presidente da Comissão Instaladora da Confederação Portuguesa do Voluntariado (CPV).

Este responsável acrescenta que "em termos de acção benévola das pessoas, o número é superior”.

Apesar deste número num universo de 10 milhões de portugueses, Eugénio da Fonseca apela à “criação de condições para que mais portugueses sintam o dever que têm neste capítulo”.

A cidadania passa pela consciência de participação na vida pública nas mais variadas áreas de intervenção. “Só pelo trabalho remunerado ou pela intervenção do Estado não se consegue chegar ao âmago dessas acções” – frisou o presidente da CPV.

Segundo um estudo realizado, recentemente, pela Universidade Católica Portuguesa (UCP) o trabalho destes voluntários activos valeria 675 milhões de Euros por ano. “É bom olhar para este número, não para cairmos numa visão economicista do voluntariado, mas para percebermos o modelo que deve vigorar”. E adianta Eugénio da Fonseca: “A economia solidária ou economia social tem um valor muito importante”.

O cuidado pela formação é uma das grandes prioridades dos promotores do voluntariado. “Não basta querer ser voluntário, é preciso criar condições para o exercício eficaz da acção” – realça Eugénio da Fonseca. É essencial a qualificação dos voluntários e das organizações que os integram.

Por outro lado, “compete ao Estado dar condições aos voluntários para que ele possa exercer a sua missão”.

Portugal deve preservar a dimensão de que ser voluntário “é estar ao serviço de forma gratuita” porque começam “a aparecer formas de ser voluntário com gratificações pelo exercício”. E completa: “são cooperantes, mas não são voluntários”.

segunda-feira, novembro 24

A vida é eterna

Quando você anda numa floresta intocada, onde não houve qualquer interferência humana, vê muito verde exuberante, muita planta brotando, mas também encontra árvores caídas, troncos se deteriorando, folhas podres e, a cada passo, matéria em decomposição. Para onde quer que olhe, vai encontrar vida e morte.
Se prestar mais atenção, vai descobrir que o tronco de árvore em decomposição e as folhas
apodrecendo não só dão origem a nova vida como estão cheios de vida. Há microorganismos em ação. As moléculas estão se reorganizando. Portanto, não há morte em parte alguma dessa floresta. Há apenas a transformação da vida.
" O que vc pode aprender com isso?"
Aprende que a morte não é o contrário da vida. A vida não tem oposto. O oposto da morte é o nascimento. A vida é eterna.


Fonte: Eckhart Tolle

quarta-feira, novembro 19

E se Obama fosse africano?

(...)

A verdade é que Obama não é africano. A verdade é que os africanos - as pessoas simples e os trabalhadores anónimos - festejaram com toda a alma a vitória americana de Obama. Mas não creio que os ditadores e corruptos de África tenham o direito de se fazerem convidados para esta festa.

Porque a alegria que milhões de africanos experimentaram no dia 5 de Novembro nascia de eles investirem em Obama exactamente o oposto daquilo que conheciam da sua experiência com os seus próprios dirigentes. Por muito que nos custe admitir, apenas uma minoria de estados africanos conhecem ou conheceram dirigentes preocupados com o bem público.

No mesmo dia em que Obama confirmava a condição de vencedor, os noticiários internacionais abarrotavam de notícias terríveis sobre África. No mesmo dia da vitória da maioria norte-americana, África continuava sendo derrotada por guerras, má gestão, ambição desmesurada de políticos gananciosos. Depois de terem morto a democracia, esses políticos estão matando a própria política. Resta a guerra, em alguns casos. Outros, a desistência e o cinismo.

Só há um modo verdadeiro de celebrar Obama nos países africanos: é lutar para que mais bandeiras de esperança possam nascer aqui, no nosso continente. É lutar para que Obamas africanos possam também vencer. E nós, africanos de todas as etnias e raças, vencermos com esses Obamas e celebrarmos em nossa casa aquilo que agora festejamos em casa alheia.


Mia Couto (escritor Moçambicano)
Jornal "SAVANA" – 14 de Novembro de 2008

segunda-feira, novembro 17

Para reflectir: adoptar não é comprar!

Mais de 70 casos de adopção falhados nos últimos três anos

Recentemente, um casal que conseguiu a confiança judicial de três crianças devolveu-as após o primeiro fim-de-semana que passou com elas. (...)
No ano passado, 17 crianças em pré-adopção regressaram às instituições. Nos últimos três anos, mais de 70 crianças que foram acolhidas por uma família para adopção foram devolvidas às instituições, segundo números oficiais. (...)
Há quem o faça porque as crianças não se dão bem com o cão que a família já tinha, outras porque as famílias percebem que afinal ter um filho custa muito dinheiro. (...)

DN, 17 Novembro de 2008

terça-feira, novembro 11

Terminou ontem no Vaticano um significativo encontro entre líderes muçulmanos e católicos.
Religiosos e intelectuais, ao mais alto nível, aprofundaram o tema “Amor de Deus, amor ao próximo”- tema que, apesar das diferenças entre as duas religiões, permite adoptar posições comuns, sobretudo, na atenção aos mais necessitados e na defesa dos valores morais.

Correu tudo muito bem e os resultados foram positivos. Mas isto não pode ficar por aqui, disse o Papa no final do encontro. É preciso pôr isto a render, ao serviço de todos e com frutos no dia-a-dia, ultrapassando preconceitos, corrigindo distorções e educando o povo.
Passemos à prática. Por exemplo, dos 15 pontos da declaração final, escolho apenas o nº6: “As minorias religiosas têm direito a ser respeitadas nas suas convicções e a possuir lugares de culto”…

Basta pensar na Arábia Saudita para perceber que isto não acontece com os cristãos. Mas – prossegue o nº6 – “as minorias religiosas têm também o direito a que os seus fundadores e símbolos de referência não sejam ridicularizados”. Basta pensar na Dinamarca e nas polémicas caricaturas de Maomé para perceber que a Europa secularizada não está melhor…

Temos mesmo que aprender a viver uns com os outros!

Aura Miguel

segunda-feira, novembro 3

Dinheiro perdido, nada perdido;
Saúde perdida, muito perdido;
Caráter perdido, tudo perdido.

Provérbio chinês

terça-feira, outubro 21

gota limpa

Ao regressar de Oslo, depois de ter recebido o prémio Nobel da Paz, a Madre Teresa de Calcutá fez uma paragem em Roma. Vários jornalistas reuniram-se no pátio da humilde casa das Missionárias da Caridade. A Madre Teresa não se furtou ao contacto com os jornalistas, mas recebendo-os como a filhos, colocando na mão de cada um uma medalhinha da Imaculada Conceição. Os jornalistas pagaram-lhe com muitas fotografias e perguntas. Um deles disse-lhe:
- Madre, já tem setenta anos!Quando morrer, o mundo ficará como dantes. O que é que mudou depois de tantas fadigas?
A Madre Teresa mostrou um sorriso luminoso, como se lhe dessem um beijo terno, e disse:
- Veja, eu nunca pensei que ia mudar o mundo! Procurei somente ser uma gota de água limpa, na qual o amor de Deus se possa reflectir. Parece-lhe pouco?
O jornalista não conseguiu responder e ao redor da Madre fez-se silêncio. Madre Teresa tomou de novo a palavra e perguntou ao jornalista "atrevido":
- Procure ser também o senhor uma gota de água limpa e assim já seremos dois. É casado?
- Sim, Madre!
- Diga-o à sua esposa e já seremos três. Tem filhos?
- Três filhos, Madre.
- Diga-o também aos seus filhos, e já seremos seis...

Madre Teresa tinha dito claramente que cada um de nós tem nas mãos um pequeno, mas indispensável capital de amor... que devemos procurar fazer render: o resto ou é divagação inútil, ou polémica estéril, ou actividade fingida.



In Litugia Diária, Outubro de 2008

domingo, outubro 12

Bons chefes diminuem baixas para metade

Mil famílias cristãs fogem da violência em Mossul

Entre sexta-feira e ontem, "932 famílias cristãs fugiram das suas casas em Mossul para se refugiarem nas cidades cristãs a norte e a leste da cidade", disse à AFP Duraid Kachmoula, o governador de Mossul, no Norte do Iraque. Estas fugas acontecem na sequência de uma nova campanha de propaganda anticristã e de ataques contra esta comunidade, explicou o governador. "É a campanha mais violenta contra os cristãos desde 2003", afirmou, acusando "os criminosos da Al-Qaeda" de serem os responsáveis.Louis Sako, arcebispo da Igreja Católica Caldeia de Kirkuk, disse ao jornal The New York Times que estas mortes são um exemplo de "uma campanha de limpeza, assassínio e ameaça" que os cristãos enfrentam no Iraque. Desde 28 de Setembro, pelo menos onze cristãos foram assassinados em Mossul por causa da sua confissão, diz Duraid Kachmoula. Três casas de cristãos foram destruídas só ontem com explosivos em Suka, um bairro de Mossul, a terceira maior cidade do país.

in Público, 12.10.2008

sábado, outubro 11

O que é importante

Um obstáculo na faixa de rodagem. Mais perto verificamos que é uma moto. Na berma, um monte estremece. É uma mulher. Paramos o carro para ajudar. Ligo para o 112 sem conseguir que atendam do outro lado... Param mais carros. A mulher continua a estremecer. Um homem regula o trânsito. Um bombeiro atravessa o IC 19 a correr para socorrer a mulher. A mulher foi para o hospital. Já nem me lembro de onde ia. Só me lembro das pessoas que no momento certo, fizeram aquilo que era realmente importante!

quarta-feira, outubro 8

“Não há ventos favoráveis para os que não sabem para onde vão.”

Séneca
"as coisas têm preço, os homens têm dignidade"

Cardijn

segunda-feira, setembro 29

cristãos mortos e ursos polares...

Esta onda de ódio contra os cristãos – agora dada a conhecer na Índia – verifica-se também noutros países, nomeadamente no Paquistão, Iraque e Vietname. A opinião pública ocidental, os políticos e intelectuais têm andado entretidos com outros assuntos… “Mais depressa se preocupam com o futuro dos ursos polares do que com a vida ameaçada de milhares de cristãos”, disse, a este propósito, o Cardeal Cafarra, Arcebispo de Bolonha. “E porquê? É que os mártires não cedem e, por isso, incomodam os que acham que tudo na vida se pode negociar – explica o cardeal – os mártires desmascaram o relativismo. Por isso há tanta gente que prefere censurar o assunto”.

Aura Miguel, in RR

sexta-feira, setembro 26

questão de perspectivas...

Hoje de manhã, numa escola do Algarve, o nosso primeiro ministro, acompanhado pela ministra da educação, voltou a anunciar várias medidas para as escolas...

«Queremos que todas as escolas do país estejam ligadas à Internet com uma velocidade não inferior a 48 megabits e que 100 delas, como é o caso desta, estejam ligadas a 100 megabits», disse.
O Chefe do Governo disse que é também objectivo do Executivo que «todas as salas de aula tenham uma ligação à Internet» e que «cada escola tenha uma rede de videovigilância para aumentar a segurança».
«Queremos também que haja um cartão de aluno que permita uma melhor gestão escolar e que o dinheiro seja eliminado do perímetro escolar», para além de mais computadores, mais quadros interactivos e videoprojectores», adiantou.


Durante a sua visita, José Sócrates só não respondeu a um aluno com mobilidade reduzida que perguntou ao primeiro-ministro quando é que aquela escola terá um elevador para poder aceder ao primeiro andar.

Protesto diferente

Vi no outro dia no jornal que imigrantes sem documentos fizeram um protesto no mínimo original em Paris. "Invadiram" pacificamente restaurantes de hotéis de luxo e aguardaram sentados.
Os protestos exigem a regularização imediata da situação de 1700 trabalhadores indocumentados. São pessoas que trabalham em França mas os patrões não lhes passam os documentos para se legalizarem. Num dos restaurantes de luxo, 5 dos manifestantes eram funcionários do restaurante. Só sairam quando tiveram os papéis para estarem legais a trabalhar em França...
Este é que é um protesto diferente e com efeitos muito visíveis e eficaz... Imaginem um dos clientes daquele restaruante com um "bando de imigrantes" em manifestação ao pé...

quinta-feira, setembro 25

Haverá presente melhor do que a voz carinhosa amiga do outro lado do telefone?

Para mim, não... Só se for o abraço carinhoso pessoal...

sábado, setembro 20

Os melhores brinquedos são os pais!

Os pais säo os brinquedos ideais para uma criança de qualquer idade, mas na realidade as prateleiras dos quartos dos miúdos enchem-se de coisas de plástico e jogos electrónicos que comprometem a criatividade, num mundo onde falta liberdade para brincar.
(...)
Educadores, pais e pediatras lamentam que a rua se tenha tornado um local de "transporte", com o rótulo e a carga da insegurança. "Animais enjaulados nunca foram muito bons nas suas performances e desenvolvem agressividade", diz o especialista em desenvolvimento infantil.
O pediatra Mário Cordeiro näo duvida que as crianças têm excesso de brinquedos sofisticados: "Säo feitos, comercializados, comprados e oferecidos por adultos. E os brinquedos elaborados custam dinheiro, näo exercitam a imaginaçäo e as crianças abandonam-nos facilmente. Os melhores brinquedos das crianças säo os pais".

in Lusa

sexta-feira, setembro 19

Portugal está a morrer

Os dados do Instituto Nacional de Estatística mostram que pela primeira vez em 90 anos houve crescimento negativo na população portuguesa: em 2007 morreram mais pessoas do que nasceram no nosso país.

Que fazer? Como apoiar as famílias a ter filhos

quinta-feira, setembro 18

«Conheço a importância das religiões na resposta à necessidade de esperança dos homens e não menosprezo a necessidade de esperança.»



Nicolas Sarkozy

(discurso de acolhimento ao Papa Bento XVI, dia 12 de Setembro, Palácio do Eliseu)

quinta-feira, agosto 28

Agarrar-se à vida... uma boa notícia

Após despistar-se de automóvel
Mulher sobrevive cinco dias caída numa ravina

Sem água nem comida, a jovem agarrou-se "à vida por causa dos filhos" e conseguiu sobreviver cinco dias presa nos destroços da carrinha com que se despistou.


Uma jovem de 21 anos sobreviveu, durante cinco dias, sem água nem comida, a uma queda numa ravina que ocultava os destroços da sua carrinha, encontrando-se a recuperar dos vários ferimentos.

O marido da jovem declarou hoje à estação televisiva ABC que ela lhe contou que se agarrou à vida por causa dos seus dois filhos, ainda bebés, e que, apesar das múltiplas fracturas sofridas, ficará bem.

in Expresso

sexta-feira, agosto 22

Trabalhar clandestiamente

Numa das aldeias no Norte da China, as pessoas trabalham na agricultura. São pobres e a água é preciosa. As casas não têm aquecimento nem as infraestruturas sanitárias.

O Pe. Pedro (nome fictício), da Igreja clandestina, passa a sua vida a viajar de aldeia em aldeia, de casa em casa. Em 23 aldeias, as famílias dão-lhe abrigo durante uma ou duas noites. Transporta consigo, dentro de um saco, todos os seus pertences.

“Todos os dias celebro a missa, ouço confissões e visito os doentes. Aos Domingos, há três ou quatro missas em locais seleccionados de modo a que muitas pessoas possam assistir”, explica. O Pe. Pedro é sacerdote católico há 12 anos, quatro dos quais na paróquia onde actualmente se encontra. As suas visitas são aguardadas com entusiasmo, pois consideram-no membro da família. Mas o que ele faz é ilegal, pois é padre de uma igreja clandestina.

“Somos perseguidos”, admite o sacerdote, acrescentando que a liberdade na China ainda está muito longínqua na China, mas temos de ter fé. Jesus disse-nos «Não tenhais medo». A Igreja de Roma foi perseguida durante 300 anos e no final consegui a sua liberdade”.

O governo chinês tolera a religião sob o apertado controlo das chamadas Associações Patrióticas, que têm por objectivo assegurar que as crenças religiosas não ameacem a linha partidária. Existem três igrejas, uma das quais depende inteiramente da Associação Patriótica. Outra pertence ao Papa e à Associação Patriótica. Outra é exclusivamente leal ao Papa”.

Os cristãos que não rendem a sua fé às directivas governamentais são conduzidos para a clandestinidade, correndo o risco de serem detidos a qualquer momento. A missa é celebrada secretamente, uma vez que as igrejas provisórias podem ser destruídas pelas autoridades de um dia para o outro.

agencia ecclesia

quinta-feira, agosto 21

Distibuir é uma sabedoria

Distribuir é uma sabedoria. Pode pensar-se que é fácil e que, para ser justo, basta dividir em partes iguais para cada um. Mas não, essa seria uma justiça cega, sem coração. Distribuir é dar a cada um aquilo que cada um necessita. E como as necessidades são distintas, só há igualdade se se atender à diferença.

Vasco P. Magalhães, sj

terça-feira, agosto 19

questão de perspectivas

Conta Joseph H. Lee, um empregado aeroportuário:
"No Aeroporto de Sudbury, no Ontário, onde eu estava empregado no sector dos passageiros, aterrou, durante uma tempestade, um avião vindo de Elliot Lake e que seguia para Earlton. Uma jovem veio apressada ao meu guiché e pediu o reembolso do bilhete referente ao trajecto restante.

Quando lhe perguntei a razão da interrupção da viagem, ela disse:
- Quando estávamos lá em cima, durante o voo, o avião não parava de dar saltos!Quanto eu rezei para que ele descesse!

Casualmente, o capitão desse avião estava mesmo atrás dela.
- Pois eu - disse ele, abanando a cabeça - rezava para conseguir mantê-lo lá em cima!

segunda-feira, agosto 18

«Deus nos dê a coragem para mudar o que pode ser mudado, a serenidade de aceitar o que não podemos mudar e sabedoria para perceber a diferença»

quarta-feira, agosto 13

China...

China: Pequim chama estrangeiros para celebrações religiosas nos Jogos Olímpicos
A Associação Patriótica Católica de Pequim vai “contratar” padres estrangeiros para celebrar missas e, assim, responder às necessidades dos turistas presentes no país para ver os Jogos Olímpicos, no próximo mês de Agosto.


"Apesar de os padres chineses serem capazes de falar várias línguas, os padres estrangeiros teriam um facilidade maior de celebrar as missas em línguas estrangeiras durante os Jogos", disse Yu Shuqin, da Diocese de Pequim.


Os estrangeiros podem trazer objectos ou material religioso para uso pessoal, durante os Jogos de Pequim. Isto significa que nada mudará em relação às regras habituais relativas às actividades religiosas: não é permitida a distribuição de Bíblias ou livros religiosos.

Mais evidente para a comunidade internacional é o facto de o regime de Pequim proibir quaisquer actividades de apoio à causa do Tibete ou ao Dalai Lamai, bem como quaisquer encontros com fiéis das comunidades religiosas ditas clandestinas (não reconhecidas pelo regime de Pequim)

O sítio oficial dos Jogos Olímpicos (www.beijing2008.cn) contém uma série de instruções sobre o que os visitantes não devem trazer ao país. Numa nota, especifica-se claramente que “às pessoas é pedido que não tragam mais do que uma Bíblia para a China, em cada visita” (http://en.beijing2008.cn/22/69/article212026922.shtml).


Fundação Ajuda à Igrja que Sofre
A verdade alivia mais do que magoa. E estará sempre acima de qualquer falsidade como o óleo sobre a água.

Miguel de Cervantes

sexta-feira, agosto 8

"Quem se ergue na ponta dos pés não ficará muito tempo de pé."

Lao Tzu, filósofo chinês

quarta-feira, agosto 6

Não existe um caminho para a paz; a paz é o caminho.

(Mahatma Gandhi)

terça-feira, julho 29

Obras

Estou rodeada de obras!
Ao lado de casa, ou melhor, ao lado do quarto onde tento dormir há dois anos que máquinas e trabalhadores lutam com fúria por erguer um prédio. Às vezes, parece que o objectivo é deitar os dois prédios abaixo tal o barulho!
Até chegar ao local de trabalho, tenho que enfrentar obras no percurso.
E no local de trabalho, há obras por todo o lado. O edifício está a ser reestruturado.
No parlamento, onde passo também grande parte do tempo, a Sala das Sessões e os Passos Perdidos estão irreconhecíveis. Tudo está em obras.
Não sei se dá para perceber... Mas nunca senti tanta falta de silêncio!

sexta-feira, julho 25

Festival Jota

Festival abre as portas às 16 horas de sexta-feira

A organização está a ultimar os preparativos para abrir as portas à segunda edição do festival JOTA. No momento (12.30 h dia 23) estão inscritos cerca de 500 jovens, vindos de todo o país, da vizinha Espanha e da Alemanha à Serra mais alta de Portugal, a Serra da Estrela. Apesar do Secretariado estar aberto pelas 11 horas, o festival, propriamente dito, abre com a Cristoteca e o Filme Tali Takum e a abertura oficial será feita com os Tok'avakalhar no Palco Principal.
Para os momentos mais altos do festival, os concertos, espera-se um aumento de qualidade relativamente à primeira edição. Vale a pena conferir, sexta e sábado, pelas 20.30 horas. Serão mais de 4 horas por dia com o melhor da música cristã portuguesa e ainda espanhola e brasileira. Os interessados podem adquirir o seu bilhete no secretariado ou nas bilheteiras do festival.

Na simplicidade de uma organização baseada no voluntariado e gratuidade, espera-se promover o essencial de um evento onde se sinta a presença de Deus de uma forma constante, os ingredientes necessários a não esquecer estas datas.

A Organização está pronta para acolher como Jesus acolheria, com muito amor e humildade. Sejam bem-vindos!

in Festival Jota

quinta-feira, julho 17

Colégio judaico acolhe peregrinos da JMJ

O colégio judaico «Shalom» de Sidney, na Austrália, abriu as suas portas aos jovens participantes na XXIII Jornada Mundial da Juventude. No colégio foram hospedados 95 peregrinos provenientes de Timor-Leste, EUA e Filipinas.

A responsável pelo diálogo inter-religioso da comunidade judaica, Josie Lacey, disse que a comunidade ficou feliz por oferecer este local a fim de acolher os jovens. "Somos um comunidade muito aberta e temos um óptimo relacionamento com a Igreja Católica", ressaltou.

Segundo Josie Lacey, a JMJ “é uma boa ocasião para aprofundar a amizade e o conhecimento” e defende que “é preciso aproveitar esta oportunidade para realizar um diálogo construtivo entre as religiões”.

Muçulmanos acolhem católicos em Sidney

A Federação Australiana dos Conselhos Islâmicos deu as “boas-vindas a Sua Santidade o Papa Bento XVI, assim como a todos os peregrinos na Austrália”, revelando estar a rezar pela a paz e a harmonia entre todas as pessoas de boa vontade durante a JMJ de Sidney.

Esta semana, o presidente Ikebal Patel enviou uma mensagem na qual manifesta os seus “sinceros cumprimentos à comunidade católica da Austrália em nome dos muçulmanos do país”.

“Aproveito esta oportunidade, em nome dos muçulmanos da Austrália, para também estender nossos bons desejos a todos os australianos de todas as crenças nesta auspiciosa ocasião da JMJ e orar pela paz, harmonia e boa vontade entre todos os australianos e pessoas do mundo”, refere.

Ikebal Patel também mencionou que está “particularmente orgulhoso” por a Igreja Católica ter aceite a oferta da Escola Islâmica Malek Fahd, em Sidney, para hospedar 350 peregrinos. Alguns alunos das escolas muçulmanas ajudarão a servir os peregrinos, e a escola fará um evento inter-religioso durante a semana.

Amanhã, Bento XVI vai encontrar-se com 40 representantes de outras crenças, inclusive os líderes muçulmanos, judeus, budistas e hindus.

O Pe. Mark Podesta, porta-voz da JMJ, disse que o envolvimento das escolas islâmicas “é uma oportunidade de mostrar ao resto do mundo que as pessoas de diferentes culturas e diferentes crenças podem viver juntas em paz, boa vontade e harmonia”.

segunda-feira, julho 14

"Por vezes, um guerrilheiro vinha sentar-se junto de mim, cruel, abominável, e eu era capaz de sorrir-lhe.

(...)

Nunca, nunca, nunca perdi a fé. Deus esteve comigo do primeiro ao último dia da minha horrível experiência. E continua comigo. "

Ingrid Betancourt, Público, 14 Julho 2008
Um professor de filosofia entra na sala de aula, põe a cadeira em cima da mesa e escreve no quadro.
"Provem-me, por escrito, que esta cadeira não existe."
Apressadamente, os alunos começam a escrever longas dissertações sobre o assunto. No entanto, um dos alunos escreve apenas duas palavras numa folha de papel e entrega-a ao professor...
Este, quando a recebe, não contém um largo sorriso depois de ler: "Que cadeira?"

quinta-feira, julho 10

Autoridades australianas negam visto a cristãos iraquianos

A comunidade católica do Iraque manifestou a sua “grande tristeza” perante a decisão das autoridades australianas, que não irão conceder visto de entrada aos jovens iraquianos que desejavam participar na Jornada Mundial da Juventude 2008, que decorre em Sidney na próxima semana.

Para além de motivos de segurança, as autoridades da Austrália alegaram o receio de que seminaristas e sacerdotes iraquianos viessem a requerer asilo político uma vez chegados a este país.

“A falta de vistos de entrada aos jovens iraquianos para a Jornada Mundial da Juventude representa um motivo de grande tristeza”, refere à agência SIR o Bispo caldeu Jibrail Kassab, responsável pela área da Oceânia.

Apesar de tudo, a presença iraquiana far-se-á sentir através de cerca de 700 participantes, emigrantes que vivem na Austrália, EUA e Europa.

in agência ecclesia

sexta-feira, junho 27

O subjectivismo do olhar

O olho humano é dotado de características bem definidas e objectivas. O modo como conseguimos ver o que nos rodeia está fisiologicamente bem estudado. Mas o que vemos é tão subjectivo. E em momentos diferentes a mesma realidade é diferente ao nosso olhar.
Cada vez que passava junto à Quinta da Serra, no Prior Velho, impressionava-me o conjunto de barracas. Questionava-me acerca do modo como viviam aquelas pessoas. Depois de visitar o bairro e conhecer melhor as pessoas e a sua realidade já não consigo chamar barracas às suas casas.
O olhar humano é tão subjectivo!

quarta-feira, junho 18

e se fosse comigo?...




Hoje assisti pela primeira vez, a uma demolição de uma casa de um bairro degradado.

Vi os senhores da Câmara a retirarem a cama, os electrodomésticos, os colchões, (etc) de dentro de uma casa e depois uma máquina entra pelas suas paredes a dentro.
Cá fora, ficam empilhados os poucos bens...misturada no meio das ruínas da casa fica o resto de dignidade humana daquelas pessoas.

À volta outros moradores olham impotentes... "coitado dele... agora onde vai ficar?"
Os olhos tristes de quem nada pode fazer e para quem já se tornou rotina este tipo de acontecimentos.

Pensei um pouco... e se fosse comigo?...



Como é importante ver mais além, ver para lá das aparências, daquilo que apenas os nossos olhos acomodados vêem! Afinal, quem diz que não pode acontecer comigo?


terça-feira, junho 17

Bem vindo a casa...

«Eu, porém, digo-vos: Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem. Fazendo assim, tornar-vos-eis filhos do vosso Pai que está no Céu, pois Ele faz com que o Sol se levante sobre os bons e os maus e faz cair a chuva sobre os justos e os pecadores. Porque, se amais os que vos amam, que recompensa haveis de ter? Não fazem já isso os cobradores de impostos? E, se saudais somente os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não o fazem também os pagãos?»

Mt 5, 43-48

segunda-feira, junho 16

Elo

Há alturas em que nos sentimos irremediavelmente unidos a outras pessoas como os elos de uma só corrente como que impelidos a agir juntos no mesmo sentido ou à procura de um sentido, de uma saída.
Um problema que não é meu mas que também é meu porque sou responsável pelo que acontece com o meu irmão...
Hoje sentimo-me assim... um elo de uma corrente animada pelo mesmo Espírito...

quarta-feira, junho 4

Perseguição de cristãos

Quatro argelinos convertidos ao cristianismo foram ontem condenados com penas de prisão suspensas e outros dois foram absolvidos pelo tribunal correccional de Tiaret, que os julgou por prática ilegal de um culto não muçulmano, indicou o seu advogado à AFP.
(...)
De acordo com a lei de culto na Argélia, de Fevereiro de 2006, os lugares de culto devem ser autorizados pelo Ministério dos Assuntos Religiosos do país.

in www.dn.pt
Crise "empurrou" 100 milhões de pessoas para situações de fome


Produção alimentar tem de crescer 50 % até 2030 - FAO

You are my God

terça-feira, junho 3

"Quando vocês discutirem, não deixem que os vossos corações se afastem, não digam palavras que os distanciem mais, pois chegará um dia em que a distância será tanta que não mais encontrarão o caminho de volta".

Mahatma Gandhi

enviado pelo Cruxe

sexta-feira, maio 30

Tu fazes a diferença!

A Pobreza Zero (GCAP Portugal) entregará no dia 3 de Junho na Reunião da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) uma petição aos Líderes do G8, da ONU, da União Europeia e de Portugal para que promovam medidas imediatas para diminuir os impactes da crise alimentar junto dos mais pobres.
Além de sobrecarregar o já reduzido orçamento das classes mais baixas e dos 800 milhões de pessoas que sofrem de fome crónica, esta crise traz a fome a mais 100 milhões de pessoas. Do Bangladesh ao Haiti, a população mundial está a protestar, literalmente lutando pela sobrevivência. Só na Serra Leoa o preço do arroz duplicou, deixando 90% da população abaixo do limiar de pobreza.

Tanto acções humanitárias, quanto reformas no sistema comercial agrícola são necessárias para minorar os efeitos da crise. Mais do que isso, precisamos de soluções sustentáveis para nós e para as gerações futuras.
Assina agora a petição e não te esqueças de passar esta mensagem para todas as pessoas que conheces, pois todos nós seremos afectados pela crise alimentar.
A petição será entregue na conferência da FAO e em encontros políticos de alto nível que terão lugar até final de Julho de 2008.
Vai ao site www.pobrezazero.org e participa activamente nas nossas acções!


SOMOS A PRIMEIRA GERAÇÃO QUE PODE ERRADICAR A POBREZA
in english:

www.whiteband.org

www.avaaz.org/en/world_food_crisis

quinta-feira, maio 29

11 dicas para Poupar Combustivel

1) Mantenha o veículo bem afinado e verifique o nível de óleo regularmente. Os veículos bem afinados funcionam de forma mais eficiente e ajudam a reduzir as emissões de CO2.

2) Verifique a pressão dos pneus todos os meses. Os pneus com pressão inferior à indicada contribuem para um aumento do consumo de combustível até 4%.

3) Retire carga desnecessária do porta-bagagem e assentos traseiros. Quanto mais pesado estiver o veículo, mais esforço tem o motor de fazer e mais combustível consome.

4) Feche as janelas, especialmente a velocidades mais elevadas, e retire malas de tejadilho vazias. Vai reduzir a resistência ao vento, e o consumo de combustível e as emissões de CO2 podem baixar até 10%.

5) Utilize o ar condicionado apenas quando necessário. A utilização desnecessária aumenta o consumo de combustível e as emissões de CO2 em até 5%.

6) Comece a conduzir após ligar o motor e desligue-o quando estiver parado por mais de um minuto. Os motores modernos estão desenhados para serem mais eficientes quando o veículo começa logo a andar, reduzindo o consumo de combustível.

7) Conduza a velocidades razoáveis e, acima de tudo, conduza suavemente. Sempre que acelera ou trava subitamente, o motor gasta mais combustível e produz mais CO2.

8) Ao acelerar, nos veículos de caixa manual, mude de mudança o mais cedo possível. As mudanças mais elevadas são mais económicas em termos de consumo de combustível.

9) Tente antecipar o fluxo de trânsito. Olhe para a frente, o mais longe possível, para evitar paragens e arranques desnecessários.

10) Considere a partilha de automóvel para trabalho ou lazer. Vai ajudar a reduzir os congestionamentos de trânsito e o consumo de combustível.

11) Se vive perto do trabalho ou tem transportes públicos favoráveis ajude o ambiente e a sua forma física, deixando ficar de lado o transporte individual em automóvel.

armas de fragmentação

Uma conferência internacional acordou hoje na redacção daquele que será o futuro tratado de proibição de armas de fragmentação.

O encontro, que contou com mais de 100 nações reunidas na Irlanda, não contou com a presença dos Estados Unidos, tinha como objectivo banir todas as ramas de fragmentação usadas até hoje. Para Christian Ruge, da delegação norueguesa, a aprovação do documento é apenas uma formalidade, uma vez que as nações chegaram a acordo.

As bombas de fragmentação, que libertam, ainda no ar várias pequenas munições, têm como principal problema o facto dessas pequenas munições muitas vezes não explodirem, criando áreas que se transforma em autênticos campos minados que ferem e matam pessoas mais tarde, muitas vezes crianças curiosas.

O primeiro-ministro britânico Gordon Brown, um dos apoiantes da iniciativa, tem vindo a lutar contra a relutância dos chefes militares britânicos em relação a esta proibição.

Os EUA, que entendem que este tipo de armamento tem “alguma utilidade”, foi acusado de pressionar os seus aliados, Reino Unido, Canadá, França, Alemanha e Austrália, a enfraquecerem este acordo.

terça-feira, maio 20

Rezar com os pés

Partilho este texto divinal que encontrei na Agência Ecclesia:


Aprendo a rezar com os pés

Caminham em filas ao lado das estradas nacionais, por trilhos de terra batida, atravessando pequenos povoados que antes desconheciam, cruzando horas e horas a paisagem de giestas e silêncio. Têm em português um nome que deriva de uma forma latina: Per ager, que significa “através dos campos”; ou Per eger, “para lá das fronteiras”. Definem-se, assim, por uma extraterritorialidade simbólica que os faz, momentaneamente, viver sem cidade e sem morada. Experimentam uma espécie de nomadismo: não se demoram em parte alguma, comem ao sabor da própria jornada, dormem aqui e ali. Num tempo ferozmente cioso da produção e do consumo, eles são um elogio da frugalidade e do dom. Relativizam a prisão de comodismos, necessidades, fatalismos e desculpas. E o seu coração abre-se à revelação de um sentido maior.

A verdade é que é difícil ter uma vida interior de qualidade, se nem vida se tem, no atropelo de um quotidiano que devora tudo. Na saturação das imagens que nos são impostas, vamos perdendo a capacidade de ver. No excesso de informação e de palavra, esquecemos a arte de ouvir e comunicar vida. Damos por nós, e há, à nossa volta, um deserto sem resposta que cresce. E quando nos voltamos para Deus, parece que não sabemos rezar.

Estes peregrinos que tornam a encher as estradas de Fátima (mas também de Santiago, de Chartres, do Loreto…) assinalam-nos o dever de buscar a estrada luminosa da própria vida. Já não separam a existência por gavetas estanques, mas o seu corpo e a sua alma respiram em uníssono. A oração torna-se natural como uma conversa, e as conversas enchem-se de profundidade, de atenção, de sorrisos. A parte mais importante dos quilómetros que percorrem não está em nenhum mapa: eles caminham para um centro invisível onde pode acontecer o encontro e o renascimento.

Queria dedicar este texto a um amigo que, neste mês de Maio, fez a sua primeira peregrinação. A meio do caminho enviou-me uma mensagem a dizer: «Aprendo a rezar com os pés».

José Tolentino Mendonça tirado daqui

quinta-feira, maio 15

CRIANÇAS VENDEM-SE

"Há 2 milhões de menores vítimas de exploração sexual em todo o mundo. O Brasil é um dos principais produtores de carne barata infantil. E os portugueses estão entre os primeiros clientes. Em Salvador, Porto Seguro e Fortaleza, algumas das cidades mais procuradas pro turistas sexuais, encontrámos famílias que dependem do corpo dos filhos para sobreviver, meninos de rua e crianças viciadas em crack.


revista Visão
"O Amor é o único bem pelo qual vale a pena dar a vida e a única lição que interessa aprender"

P. Nuno Tovar de Lemos, SJ
(in O Principe e a Lavadeira)





post dedicado aos meus afilhados lindos!

quinta-feira, maio 8

Prudência

"A prudência verdadeira é uma virtude cardeal e não um poste indicador a marcar o caminho velho e seguro... de simplesmente nada fazer."

Frank Duff, no livro "O Baptismo de Fogo"

sexta-feira, abril 25

Agressividade

Na empresa em que trabalho, verifiquei com estranheza que no documento de avaliação dos funcionários há um parâmetro intitulado "agressividade para atingir objectivos"...

Fui ver o que significa agressividade...

agressividade = disposição para agredir ou atacar; combatividade.
agredir= bater em; ir contra, atacar, acometer
atacar=acometer; assaltar; impugnar; abarrotar; prender a garganta; estrangular;sufocar; avançar sobre o inimigo com o objectivo de o destruir;

Fonte: Dicionário Universal da Língua Portuguesa da Texto Editora

quinta-feira, abril 17

"O casamento é a prisão do amor. O Homem é por natureza poligâmico."

um ouvinte na Antena Aberta da Antena 1

O que acham disto?

Abraço

Ainda não descobri nenhum gesto, acto ou palavra que consigam superar a quantidade de informação que um abraço transporta.

como é bom abraçar... como é bom ser abraçado!

quarta-feira, abril 16

O João (nome faz-de-conta), casado e com dois filhos, é investigador. Católico responsável e generoso, o João tinha dificuldade em conciliar a vida familiar e profissional com algum apostolado na Paróquia, o que o fazia sentir-se um cristão pouco empenhado. Este testemunho deixou-me a pensar. Então dar aulas, escrever artigos de qualidade, participar em conferências não é uma forma de “procurar o Reino de Deus?” Cuidar dos filhos e construir uma família não é uma forma de servir a Igreja? Talvez não tenhamos ainda atingindo todo o alcance da visão da Igreja oferecida pelo Concílio Vaticano II. Queixamo-nos frequentemente do clericalismo da Igreja, e a solução para resolver o problema é muitas vezes fazer dos leigos padres, em vez de os convidar a procurar Cristo na vida de todos os dias e a “tornarem a Igreja presente e activa naqueles locais e circunstâncias em que só por meio deles ela pode ser o sal da terra”.


Bruno Nobre
in essejota

terça-feira, abril 15

conhecimento

Pouco conhecimento faz que as criaturas se sintam orgulhosas.
Muito conhecimento, que se sintam humildes.
É assim que as espigas sem grãos erguem desdenhosamente a cabeça para o céu, enquanto que as cheias as baixam para a terra, sua mãe.

Leonardo da Vinci

domingo, abril 13

'Tudo o que é necessário para o triunfo do mal, é que os homens de bem nada façam'.

(Edmund Burke)

quarta-feira, abril 9

Aceitar e resignar-se. Vejo por aí muita gente resignada, que baixa os braços e pensa que já nada há a fazer, que já não vale a pena colaborar nem opor-se, está tudo perdido. Aceitar é outra coisa. É agarrar na realidade, por pior que seja, e crescer com ela. É tentar transformá-la, sem se lamentar. É lutar com o que se tem e com o que se é.


MAGALHÃES, Vasco Pinto - Não Há Soluções, Há Caminhos.
retirado do esse jota

quarta-feira, abril 2

Precisamos de Santos

Precisamos de Santos sem véu ou batina.
Precisamos de Santos de calças jeans e ténis.
Precisamos de Santos que vão ao cinema, ouvem música e passeiam com os amigos.
Precisamos de Santos que coloquem Deus em primeiro lugar, mas que se "lascam" na faculdade.
Precisamos de Santos que tenham tempo todo dia para rezar e que saibam namorar na pureza e castidade, ou que consagrem sua castidade.
Precisamos de Santos modernos, santos do século XXI, com uma espiritualidade inserida no nosso tempo.
Precisamos de Santos comprometidos com os pobres e as necessárias mudanças sociais.
Precisamos de Santos que vivam no mundo, se santifiquem no mundo, que não tenham medo de viver no mundo.
Precisamos de Santos que bebam coca-cola e comam cachorro quente, que usem jeans, que sejam internautas, que escutem disc man.
Precisamos de Santos que amem apaixonadamente a Eucaristia e que não tenham vergonha de tomar um refrigerante ou comer uma pizza no fim-de-semana com os amigos.
Precisamos de Santos que gostem de cinema, de teatro, de música, de dança, de desporto.
Precisamos de Santos sociáveis, abertos, normais, amigos, alegres, companheiros.
Precisamos de Santos que estejam no mundo; e saibam saborear as coisas puras e boas do mundo, mas que não sejam mundanos".

João Paulo II
3 anos da sua morte

segunda-feira, março 31

"Eu rezo a Deus como se esperasse tudo d'Ele, mas trabalho como se Ele esperasse tudo de mim."

São Tomás de Aquino

sexta-feira, março 28

não penses nisso...

Um homem encontrou um ovo de águia. Levou-o e colocou-o no ninho de uma galinha de curral. O aguioto foi incubado e cresceu com a ninhada de frangos.

Durante toda a sua vida, a águia fez o mesmo que faziam os frangos, pensando que era um frango. Esgaravatava a terra à procura de minhocas e insectos, piando e cacarejando. Inclusivamente sacudia as asas e voava uns metros pelo ar, da mesma forma que os frangos. E não é assim que voam os frangos?

Passaram os anos e a águia fez-se velha. Um dia avistou muito por cima dela, no céu limpo, uma ave magnífica que pairava elegante por entre as correntes de ar, movendo apenas as suas poderosas asas douradas.

A velha águia olhava para cima assombrada. Que é aquilo? Perguntou a uma galinha que estava junto dela.

"É a águia, a rainha das aves", respondeu a galinha; " mas não penses nisso. Tu e eu somos diferentes dela.

Assim, a águia não voltou a pensar no assunto. E morreu acreditando que era uma galinha de capoeira".


Tony de Mello

nada muda!

Num dos pequenos grupos de partilha, um jovem disse: «Rezamos, rezamos e nada muda!» E, depois, acrescentou: «Será que poderemos realmente ter esperança?» Ouvir estas palavras foi dilacerante. Mas a sua questão confirmou-nos naquilo que procuramos partilhar: uma oração muito simples, onde podemos abrir o nosso coração tal como ele é, com a violência e o desejo de paz que o habitam, e deixar Cristo reavivar a esperança.


www.taize.fr

quarta-feira, março 26

bom humor

O bom humor espalha mais felicidade que todas as riquezas do mundo. Vem do hábito de olhar para as coisas com esperança e de esperar o melhor e não o pior.

Alfred Montapert retirado da Aldeia

sexta-feira, março 21

quinta-feira, março 20

"A passagem"

"Terá então valido a pena a paixão desse homem [Jesus] que revolucionou o seu tempo e os tempos que vieram até aos nossos dias ou, para os cristãos, o mistério da Encarnação, a tragédia da crucificação e o mistério da Ressurreição?
Sem dúvida que sim. Esta é a nova aliança, que nos permite acreditar - mesmo sabendo que os homens, no seu exercício de liberdade entre bem e mal, vão claudicar muitas vezes - que o bem é uma escolha sempre a tempo, que toda a vida humana tem um sentido, que a redenção é todos os dias oferecida a cada um de nós e que, por tudo isto, a morte pode ser só uma passagem..."

Maria José Nogueira Pinto em artigo de opinião, Diário de Notícias, 20 de Março de 2008

segunda-feira, março 17

O PS defende o casamento de homossexuais.

O PS defende a adopção de crianças por casais de homossexuais.

O PS defende a despenalização do aborto. A lei permite que adolescentes menores façam aborto.

O mesmo PS quer proibir piercings em zonas sensíveis e a menores de 18 anos...


é impressão minha ou há aqui coisas estranhas?

Quem feio ama, bonito lhe parece!

“Quem feio ama, bonito lhe parece!” Sim, porque quem ama sabe ver por dentro, sabe saborear outras coisas, outras dimensões. Uma pessoa pode ser feia por fora e, contudo, possuir uma grande riqueza ou harmonia interior. Educar o amor é também educar o olhar para saber ver o positivo, a verdade e a harmonia, que podem estar aparentemente escondidas, e que constituem a beleza. "

Vasco P. Magalhães, sj


essejota

sexta-feira, março 14

"...se tentares viver de amor, perceberás que, aqui na terra, convém fazeres a tua parte. A outra, não sabes nunca se virá, e não é necessário que venha. Por vezes, ficarás desiludido, porém jamais perderás a coragem, se te convenceres de que, no amor, o que vale é amar..."


Chiara Lubich Fundadora do Movimento dos Focolares faleceu hoje aos 88 anos em Roma
"A sabedoria vem de escutar; de falar, vem o arrependimento."

provérbio italiano

quinta-feira, março 13

conservadores ou progressistas?

Em que ficamos, então? Devemos ser conservadores ou progressistas? Uma hipótese seria dizer que nem uma coisa nem outra, mas parece-me que tal atitude não é possível. Perante uma determinada situação ou deixamos as coisas ficar como estão ou procuramos novas soluções. Ou conservamos ou progredimos. Não existe uma possibilidade intermédia, e o mais sensato é tentar perceber qual deve ser em cada caso a nossa postura. Com muita humildade, como quem é consciente de que não eram estúpidos aqueles que pertenceram à Igreja antes de nós, e como quem contempla um Deus sempre maior que nunca deixará de nos surpreender. Numa palavra, talvez seja o discernimento a atitude a cultivar.


Bruno Nobre
01.03.2008
in essejota.net

domingo, março 9

Fevereiro em Timor Lorosae

Um dos irmãos escreve: «O primeiro encontro estava previsto para Bazartete, uma paróquia nas montanhas, a uma hora e meia de Dili. Devido às chuvas, as estradas estavam praticamente intransitáveis para os veículos a motor. Mas, apesar de tudo, vieram 250 jovens, alguns de localidades muito distantes, como Maliana e Liquiça… Aqueles que assim o desejaram puderam pernoitar na aldeia e as pessoas da paróquia tinham-lhes preparado uma pequena ceia. O que significava que podíamos estar à vontade, sem pressas... Eu estava em Baucau quando chegou a notícia do atentado contra o Presidente da República e da morte do Major Alfredo. Obviamente, a notícia gerou uma enorme ansiedade. O que iria acontecer? «Em Timor, nunca se sabe o que vai acontecer amanhã». Todos permaneceram calmos e a nossa reflexão pôde continuar. Soubemos que a cidade de Dili estava calma e partimos para Fuiloro, onde 400 jovens nos esperavam. Vindos não só das duas grandes escolas de Dom Bosco, mas também de Los Palos e de outros lugares distantes de Baucau. Nesta situação de tamanha incerteza, não poderia ter sido mais apropriado terminar o encontro com uma oração à volta da cruz.»


www.taize.fr

quarta-feira, março 5

dizer bem!

"Se em vez de criticar, louvássemos, se em vez de vermos o defeito, víssemos a qualidade, os outros não só estranhariam, como talvez até se chocassem com a nossa originalidade. Mas o mundo poderia começar a mudar. Dizer bem parece uma fraqueza e, contudo, só isso é fonte de vida.
Não tenhamos medo! Dizer bem devia ser um hábito nosso. Deus diz bem de nós."


Vasco P. Magalhães, sj
retirado do essejota.net
"Em toda a parte só se aprende com quem se ama."

Goethe

terça-feira, março 4

Páscoa

A Páscoa é sempre o primeiro Domingo depois da primeira lua cheia depois do equinócio de Primavera (20 de Março). Esta datação da Páscoa baseia-se no calendário lunar que o povo hebreu usava para identificar a Páscoa judaica, razão pela qual a Páscoa é uma festa móvel no calendário romano.

Este ano a Páscoa acontece mais cedo do que qualquer um de nós irá ver alguma vez na sua vida! E só os mais velhos da nossa população viram alguma vez uma Páscoa tão temporã (mais velhos do que 95 anos!).

1) A próxima vez que a Páscoa vai ser tão cedo como este ano (23 de Março) será no ano 2228 (daqui a 220 anos). A última vez que a Páscoa foi assim cedo foi em 1913.

2) Na próxima vez que a Páscoa for um dia mais cedo, 22 de Março, será no ano 2285 (daqui a 277 anos). A última vez que foi em 22 de Março foi em 1818. Por isso, ninguém que esteja vivo hoje, viu ou irá ver uma Páscoa mais cedo do que a deste ano.

quinta-feira, fevereiro 28

Caminha placidamente entre o ruído e a pressa. Lembra-te de que a paz pode residir no silêncio.
Sem renunciares a ti mesmo, esforça-te por seres amigo de todos.
Diz a tua verdade quietamente, claramente.
Escuta os outros, ainda que sejam torpes e ignorantes; cada um deles tem também uma vida que contar.
Evita os ruidosos e os agressivos, porque eles denigrem o espírito.
Se te comparares com os outros, podes converter-te num homem vão e amargurado: sempre haverá perto de ti alguém melhor ou pior do que tu.
Alegra-te tanto com as tuas realizações como com os teus projectos.
Ama o teu trabalho, mesmo que ele seja humilde; pois é o tesouro da tua vida.
Sê prudente nos teus negócios, porque no mundo abundam pessoas sem escrúpulos.
Mas que esta convicção não te impeça de reconhecer a virtude; há muitas pessoas que lutam por ideais formosos e, em toda a parte, a vida está cheia de heroísmo.
Sê tu mesmo. Sobretudo, não pretendas dissimular as tuas inclinações. Não sejas cínico no amor, porque quando aparecem a aridez e o desencanto no rosto, isso converte-se em algo tão perene como a erva.
Aceita com serenidade o cortejo dos anos, e renuncia sem reservas aos dons da juventude.
Fortalece o teu espírito, para que não te destruam desgraças inesperadas.
Mas não inventes falsos infortúnios.
Muitas vezes o medo é resultado da fadiga e da solidão.
Sem esqueceres uma justa disciplina, sê benigno para ti mesmo. Não és mais do que uma criatura no universo, mas não és menos que as árvores ou as estrelas: tens direito a estar aqui.
Vive em paz com Deus, seja como for que O imagines; entre os teus trabalhos e aspirações, mantém-te em paz com a tua alma, apesar da ruidosa confusão da vida.
Apesar das tuas falsidades, das tuas lutas penosas e dos sonhos arruinados, a Terra continua a ser bela.
Sê cuidadoso.
Luta por seres feliz.

Inscrição datada do ano de 1692. Foi encontrada numa sepultura, na velha igreja de S. Paulo de Baltimore - retirado da Aldeia

segunda-feira, fevereiro 25

O cão não ladra por valentia e sim por medo.


Provérbio chinês

Aristides de Sousa Mendes

Esther Dresner, natural de Antuérpia, fugiu da Bélgica nos primeiros dias após a invasão nazi daquele país, em Maio de 1940. Na companhia dos país chegou a Bordéus, onde a família recebeu um visto de Aristides de Sousa Mendes que lhe permitiu chegar a Portugal. Instalados na Figueira da Foz até Março de 1941, abandonaram Portugal em direcção aos Estados Unidos da América.


museu virtual Aristides de Sousa Mendes
http://mvasm.sapo.pt/

segunda-feira, fevereiro 18

não é facil

"Qualquer pessoa pode zangar-se. Isso é fácil.
Mas zangar-se com a pessoa certa, na hora certa, pelo motivo certo e da maneira certa;
não é fácil".

Aristóteles, escritor e filósofo, GRE, 384-322aC

domingo, fevereiro 17

Ele é ...

«É um erro considerar que a norma que regulamenta o acesso à comunhão eucarística signifique que os cônjuges divorciados que voltam a casar-se estejam excluídos de uma vida de fé e de caridade, vividas dentro da comunhão eclesial.»

Cardeal Tettamanzi, Diocese de Milão

sexta-feira, fevereiro 15

conversão

A beleza da conversão exprime-se, também, na sua simplicidade e discrição. "Rasgai o vosso coração e não as vossas vestes"

Sé Patriarcal, 6 de Fevereiro de 2008
JOSÉ, Cardeal-Patriarca

quinta-feira, fevereiro 14

parábolas

Perguntaram uma vez a Dubner Maggid: “Porque razão têm as parábolas um efeito tão grande nas pessoas?” Ao que o pregador respondeu: “Posso explicar contando uma parábola.”
E foi esta a parábola que contou:

A Verdade saiu às ruas tão nua como no dia em que nasceu. Como resultado, as pessoas não a deixavam entrar em suas casas. Sempre que deparavam com ela, as pessoas voltavam os rostos e fugiam.

Um dia, quando a Verdade andava tristemente a vaguear, surgiu a Parábola. Ora, a Parábola estava vestida de esplendorosas vestes coloridas. E a Parábola, ao ver a Verdade, disse, “Diz-me, vizinha, o que te faz estares tão triste?” A Verdade respondeu amargamente, “Ah, irmã, as coisas estão más. Muito más. Estou velha, muito velha, e ninguém me quer reconhecer. Ninguém quer algo comigo”.

Ao ouvir isto, a parábola disse, “As pessoas não fogem de ti por seres velha. Eu também sou velha. Muito velha. Mas quanto mais velha estou, mais as pessoas gostam de mim. A verdade é que os homens não gostam de encarar a Verdade nua. Vou contar-te um segredo: Toda a gente gosta das coisas um pouco mascaradas e embelezadas. Permite-me que te empreste algumas magníficas vestes minhas, e verás que as pessoas que te põem de lado convidar-te-ão para suas casas e alegrar-se-ão com a tua companhia”.

A Verdade acolheu o conselho da Parábola e vestiu as vestes emprestadas. E desde aquele momento em diante, a Verdade e a Parábola têm andado de mãos dadas e todos as amam. Elas constituem um par feliz.


- Conto Judaico

terça-feira, fevereiro 12

Aquilo a que a lagarta chama fim do mundo, o homem chama borboleta.

Richard Bach
A Aldeia

segunda-feira, fevereiro 11

Avó

"Uma Avó é uma mulher que não tem filhos, por isso gosta dos filhos dos outros.
As Avós não têm nada para fazer, é só estarem ali.
Quando nos levam a passear, andam devagar e não pisam as flores bonitas nem as lagartas.
Nunca dizem "Despacha-te!". Normalmente são gordas, mas mesmo assim conseguem apertar-nos os sapatos.
Sabem sempre que a gente quer mais uma fatia de bolo ou uma fatia maior.
As Avós usam óculos e às vezes até conseguem tirar os dentes.
Quando nos contam historias, nunca saltam bocados e nunca se importam de contar a mesma história várias vezes.
As Avós são as únicas pessoas grandes que têm sempre tempo.
Não são tão fracas como dizem, apesar de morrerem mais vezes do que nós.
Toda a gente deve fazer o possível por ter uma Avó, sobretudo se não tiver Televisão".



Definição de Avó
Artigo redigido por uma menina de 8 anos e publicado no Jornal do Cartaxo. Uma delícia!

sexta-feira, fevereiro 8

hino Jornada Mundial da Juventude Sydney

O melhor milho

Conta-se a história de um agricultor que, há vários anos, tinha a
melhor plantação de milho da região.
Na altura da entrega de um prémio, um jornalista ali presente
perguntou-lhe qual era o seu segredo.
– Eu partilho sempre a semente do meu milho com os meus
vizinhos.
Perante o ar de admiração do repórter, ele continuou:
– O vento leva o pólen do milho maduro de campo para campo. Se
os meus vizinhos cultivarem milho inferior, a polinização degradará a
qualidade do meu milho. Por isso, para eu poder ter milho bom, tenho
de ajudar os meus vizinhos a cultivarem milho bom também.
O mesmo se passa com outras dimensões da vida.
Se queres ser feliz, tens de ajudar os outros a encontrarem a
felicidade.
O bem-estar de cada um está ligado ao bem-estar de todos.




Revista infantil “Nosso amiguinho”
Agosto 2001, Nº 179

sexta-feira, fevereiro 1

"Há pensamentos que são orações.
Há momentos nos quais, seja qual for a posição do corpo, a alma está de joelhos."

Victor Hugo

quarta-feira, janeiro 30

À medida que envelhecemos, realizamos que rezar não é encontrar palavras bonitas para as nossas necessidades ou fazer discursos ao Senhor mas sintonizarmo-nos com o Espírito de Jesus que nos liga permanentemente ao Pai dos Céus.


wwww.lugarsagrado.com

terça-feira, janeiro 29

Escuteiros

O Escutismo existe à mais de 100 anos


Existem mais de 28 Milhões de Escuteiros, jovens e adultos, rapazes e raparigas em 155 Paises e 26 Territórios.


em Portugal somos cerca de 80.000...

Existem 6 países sem Escutismo.

O Cazaquistão entrou para a organização mundial do movimento escutista no dia16 de Janeiro de 2008.

O Escutismo é um movimento de educação de crianças e jovens, através do contacto com a Natureza, do trabalho em equipas, do jogo e do Serviço. Procura ensinar todos os que por lá passam a "deixar o mundo um pouco melhor".

http://www.petitiononline.com/26031979/petition.html

petição on-line Media Markt ofende escutismo

quarta-feira, janeiro 23

"Para falar ao vento bastam palavras; para falar ao coração são necessárias obras."

Padre António Vieira
2008 - Ano Vieirino

terça-feira, janeiro 22

Elogios

Temos, muitas vezes, o estranho hábito de falar quando há algo a criticar e calar quando há algo a elogiar.

Dois exemplos:

Num grupo de crianças, elogiei cada um deles. O que cada um faz bem, o que é e a alegria que tinha em estar com cada um e conhecer cada um. Pareciam mais encolhidos do que quando digo o que fazem mal. Isso intrigou-me. Pensei: "Não estão habituados a ouvir coisas bonitas sobre si próprias!"

Na cantina do trabalho, uma funcionária deu-me um abraço. É sempre uma simpatia. Conhece todos pelo nome e o que cada um gosta. Tem sempre um sorriso e uma palavra amável para cada um. Eu simplesmente enviei um mail ao responsável pelo espaço agradecendo o empenho desta senhora. Parece que nunca ninguém se tinha lembrado de o fazer antes!
Fracassar não é cair; é recusar-se a levantar.

Provérbio Chinês

segunda-feira, janeiro 21

Inesperados

Quando os acontecimentos escapam ao teu domínio, e te arrastam para onde não quererias ir, o resultado é sempre surpreendente e enriquecedor. Forçado a desafios inesperados, vês brotar de ti forças e capacidades que desconhecias; cresces por dentro; descobres luzes novas e uma nova dimensão de todas as coisas; aprendes que não estás só. É como se alguém, com pena de ti, te conduzisse a um lugar maravilhoso onde nunca saberias chegar com os teus pequenos projectos.

Paulo Geraldo in Aldeia

sexta-feira, janeiro 18

AJUDA A“Nascer em Timor”

A Campanha de Natal da Renascença – Nascer em Timor - atingiu o valor de 86.926 Euros. Com o objectivo de angariar fundos para equipar a primeira Maternidade-Escola em Timor-Leste o apelo foi feito na Renascença entre os dias 6 de Dezembro e 6 de Janeiro.

A construção de uma Maternidade-Escola partiu de uma ideia do Patriarcado de Lisboa e que tem vindo a tornar-se realidade através da Fundação Mater-Timor. A primeira maternidade daquele território, que se situa em Díli, é já uma realidade. No entanto, para que comece a funcionar o mais cedo possível carece de equipamento. Com o total de donativos dos ouvintes da Renascença vai ser possível comprar um conjunto de equipamentos essenciais para o funcionamento da Maternidade.

Este equipamento vai ajudar a nascer muitas crianças, assistir as mães com partos difíceis, num país onde dar à luz em casa é uma prática comum, por falta de opção.

Mais de 15 mil quilómetros separam duas realidades muito distintas. Enquanto Portugal tem uma das taxas de mortalidade infantil mais baixas do mundo, Timor-Leste tem uma das taxas mais altas de mortalidade materna e infantil.

Graças à generosidade dos nossos ouvintes, Nascer em Timor vai ser, de facto, uma realidade muito diferente!

Obrigado a si que ajudou a equipar a primeira Maternidade-Escola em Timor.

terça-feira, janeiro 15

Hoje é dia de Santo Amaro

No próximo fim de semana há a "Grandiosa Festa em Honra de Santo Amaro e de Santo António", na Ortigosa!
Lembro-me de, em miúda, estes serem dias de grande festa com música, carros-de-choque, farturas, procissão e andores coloridos com notas a esvoaçar! Lembro-me de estrear roupa no Natal e guardá-la para vestir no dia da Festa de Santo Amaro. E lembro-me de na missa ouvir falar do Santo Amaro, discípulo de São Bento. Lembro-me de ver admirada que as pessoas ofereciam pernas e braços de cera ao santo.
Hoje apeteceu-me pôr aqui algumas informações sobre o Santo Amaro:
- O pai de Amaro era senador romano. Tendo ouvido falar de São Bento, resolveu levar o filho para o conhecer. Amaro foi o primeiro discípulo de São Bento.
- Torna-se monge e é enviado àFrança para fundar um convento onde havia plantações. Santo Amaro ensina os agricultores a plantar e a usar bem as sementes para. É por isso chamado padroeiro dos agricultores.
- Santo Amaro é também venerado por curar dores do tipo artrose, artrite, e também dor de cabeça.
- As virtudes apontadas a Santo Amaro são a obediência, a humildade e a mortificação.

Episódio: Conta-se que um dia Plácido, um seu colega, estava a afogar-se longe de todos. São Bento terá tido uma visão do perigo e mandou Amaro salvar o monge. Sem hesitar, Amaro correu por cima das águas sem se afogar e agarrou Plácido pelos cabelos salvando-o do afogamento.

sexta-feira, janeiro 11

"Não é suficiente dizer 'Eu amo Deus', mas não o meu vizinho. [Ao morrer na cruz] Deus tornou-se o faminto, o nu e o sem abrigo. A fome de Jesus é aquilo que temos de encontrar e aliviar. Cristo está nos nossos corações, Cristo é o pobre que encontramos, o sorriso que damos e que recebemos".

Madre Teresa de Calcutá, Oslo, Dezembro de 1979, Cerimónia de entrega do Prémio Nobel da Paz

quarta-feira, janeiro 9

"A felicidade é uma forma de viajar e não um destino a chegar”

terça-feira, janeiro 8

Quénia

(...)A Amnistia Internacional está preocupada com relatos sobre dezenas de pessoas que foram mor tas em diferentes partes do Quénia, muitas delas baleadas por agentes policiais durante protestos pela alegada fraude nas eleições gerais, que ocorreram três dias antes do previsto.
A situação surgiu na sequência de um comunicado oficial pelo Presidente Mwai Kibaki anunciando a sua escassa vitória em relação ao candidato da oposição Raila Odinga, a 30 de Dezembro. De acordo com recentes relatos de testemunhas oculares, a polícia disparou contra os civis que protestavam matando dezenas de pessoas e ferindo outras tantas. Alguns dos protestantes atiraram pedras, usaram facas, barricaram estradas e destruiram propriedades. Até à data, há relatos de mais de 300 pessoas mortas em resultado dos actos violentos na sequência da divulgação dos resultados da eleição presidencial, incluindo cerca de 30 civis - mulheres e crianças – que tentavam escapar aos jovens armados – e que morreram queimados depois de terem procurado refúgio dentro de uma igreja na cidade de Eldoret, no Rift Valley, propositadamente incendiada, no dia 1 de Janeiro. Pessoal médico do Hospital de Mulheres em Nairobi relatou também um aumento considerável de casos de violações de mulheres e crianças cometidos por gangs e individuos em consequência da violência resultante dos protestos pós eleitorais. Alguns dos recentes casos de violência estão relacionados com conflitos étnicos perpetrados por grupos anti-governamentais contra membros do grupo étnico Kikuyu do Presidente Kibaki, por suspeita de fraude eleitoral.Mais de 75 mil pessoas foram deslocadas internamente como resultado das violações ocorridas. Algumas dos quais foram evacuadas pelo governo do Quénia sob escolta militar ou mesmo transporte aéreo. Centenas destas pessoas foram transferidas para países vizinhos, particularmente o Uganda.
in Amnistia Internacional

quinta-feira, janeiro 3